O Programa de Pós-Graduação em Geofísica foi o primeiro programa de pós-graduação strito-senso da Universidade Federal do Pará e o segundo Programa de Pós-Graduação em Geofísica Aplicada do Brasil. Atualmente, é o único na área de Geofísica da região norte.

Criado em 1972, com portaria datada de 27 fevereiro de 1973, o Programa iniciou com o nome "Curso de Pós-Graduação em Geofísica - CPGf" com os cursos de mestrado e doutorado. Em 1975 a Geofísica junta-se ao grupo de Geoquímica da UFPA e criou o Programa de Pós-graduação em Ciências Geofísica e Geológicas, com mestrado e doutorado em Geofísica e Geoquímica, passando a fazer parte do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas - NCGG.
 

As três primeiras dissertações no NCGG são de agosto de 1976 todas em Geofísica sob a orientação do prof. Dr. José de Seixas Loureço. Em 1977 o Programa de Pós-Graduação passou a oferecer também os cursos de mestrado e doutorado em Geologia e passou então a ter as áreas de Geofísica, Geoquímica e Geologia. O primeiro doutorado do Programa é na área de Geofísica e data de 1983. Em 1985 O Programa de Ciências Geofísicas e Geológicas muda de nome para Programa de Pós-Graduação em Geociências. Em 1991 ocorre o desmembramento do Programa de Pós-Graduação em Geociências nos atuais Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica-PPGGf e Programa de Pós-Graduação em Geofísica-CPGf, a sigla CPGf foi mantida por sua historicidade.
 

Muitos dos egressos do CPGf, são hoje professores e pesquisadores em várias universidades e centros de pesquisa na área no país como LNCC, ON, USP, UFBA, UFRJ, UFRN, UFOPA e UFPA. Além disso, o CPGf é também responsável pela formação de diversos profissionais de Geofísica que atuam em empresas nacionais e internacionais, tais como PETROBRAS, ANP, CPRM, CGG-VERITAS, SCHLUMBERGER. Esta presença evidencia o efeito multiplicativo do CPGf nesses 45 anos de existência, e sua importância na formação de recursos humanos em Geofísica no Brasil. 
 

Através do desenvolvimento de trabalhos relevantes na área de Geofísica aplicada os pesquisadores do CPGf tem atuado em convênios e parcerias com outras instituições de ensino superior (UnB, IAG-USP, UFRN, UNICAMP, UFBA) e também com companhias de prospecção geofísica no Brasil e no exterior (Pearson, de Ridder and Johnson, Inc., AeroGeoPhysica Latinoamerica, Fugro, Schlumberger).
 

Uma característica até aqui única de nosso Programa é que todos os principais métodos de geofísica de prospecção são contemplados em suas linhas de pesquisa. As próprias áreas de concentração durante muito tempo foram definidas de acordo com os diferentes métodos aplicados na prospecção.