Banca de defesa: MARCUS DANILO FERREIRA BORGES DA COSTA
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Online Google Meet (https://meet.google.com/cgm-bobi-sxn)
TÍTULO: Theoretical and experimental analysis of ultrasonic and physical modeling of finely bedded porous cracked and uncracked rocks

PALAVRAS-CHAVES: Modelagem física de rochas; Anisotropia sísmica; Backus; Schoenberg; Cracks; Fraturas, Física de rochas; Petrofísica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geofísica
ESPECIALIDADE: Geofísica Aplicada

RESUMO:

Este trabalho apresenta duas novas técnicas de modelagem física para criar rochas sintéticas finamente estratificadas, com fraturas orientadas no interior das camadas. Essas feições geológicas são comuns em reservatórios de hidrocarbonetos e são importantes para a exploração do meio. A modelagem física conjunta dessas feições representa um grande avanço na modelagem em escala de laboratório. O estudo produziu dois artigos: "Ultrasonic modeling of finely bedded porous rocks models: an analysis theoretical and experimental"e "Ultrasonic modeling of finely bedded with internal cracks porous rocks models: an analysis theoretical and experimental". A primeira técnica apresentada é a construção de rochas empilhando camada a camada dois materiais distintos ainda frescos, usando um molde de espessura fina e fixando uma placa ao final do empilhamento para pressionar as camadas e compensar o gradiente de pressão. A segunda técnica evita o gradiente de pressão ortogonal às camadas usando uma estrutura fixa constituída de uma das camadas do modelo e submergindo-a no material da segunda camada ainda fresco, que preenche os espaços vazios da estrutura. Após a construção das amostras, foram realizadas medidas ultrassônicas do tempo de trânsito da onda transmitida através delas para calcular as velocidades para fontes de 100 e 500 kHz e 1 MHz. Estas medidas foram confrontadas com as teorias de meio efetivo de Backus e Schoenberg Muir, assim como com a teoria de Kennett para a onda cheia, obtendo resultados bastante coerentes. Várias amostras foram construídas com diferentes números de camadas para investigar os limites do comportamento efetivo dessas amostras.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE JADSOM SAMPAIO DE FIGUEIREDO (UFPA)
Interno - CAROLINA BARROS DA SILVA (UFPA)
Externo à Instituição - LUCIANA CASTRO BRELAZ (PETREC - RJ)
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE CARVALHO (UFRA)
Externo à Instituição - ROSEANE MARCHEZI MISSAGIA (LENEP/UENF)

Banca de defesa: NATIÊ ALMEIDA ALBANO
DATA: 08/05/2023
LOCAL: Online
TÍTULO: Formas implmentacionais da condição de espalhamento inverso e suas aplicações no imageamento e inversão de dados sísmicos

PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geofísica
ESPECIALIDADE: Geofísica Aplicada

RESUMO:

Derivamos uma série de formas implementacionais teoricamente equivalentes da condição de imagem de espalhamento inverso (ISIC). Todas as abordagens apresentaram resultados numericamente semelhantes. As equações formuladas com a segunda derivada temporal do campo de onda da fonte apresentam imagens RTM com sutil melhora na resolução. Dentre elas, uma forma que faz uso do Laplaciano que, além da melhor qualidade de imageamento, possui um menor custo computacional e equivalente à condição de imagem convencional de Claerbout com filtro Laplaciano e compensação de iluminação. Investigamos os efeitos da ISIC no condicionamento da migração por mínimos quadrados, tanto no domínio do dado quanto no domínio da imagem. Em ambos os domínios, mostramos através de experimentos numéricos usando os dados sintéticos do modelo Marmousi II, que a formulação que faz uso da ISIC acelera o processo de convergência da inversão. A reversão do sinal da condição de imagem de espalhamento inverso gera uma expressão similar ao kernel de sensibilidade e velocidade. Investigamos o efeito da ISIC com sinal reverso na inversão do campo de onda completo. Através de experimentos usando o dado sintético do modelo Marmousi II, mostramos que a ISIC com sinal reverso consegue inverter modelos de velocidade mais acurados nas regiões mais profundas, especialmente quando o dado não apresenta frequências abaixo de 3 Hz.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JESSÉ CARVALHO COSTA (UFPA)
Externo à instituição - ANA PAULA OLIVEIRA MULLER (PETROBRAS)
Externo à Instituição - ANDRÉ BULCÃO (UERJ)
Externo à Instituição - BRUNO PEREIRA DIAS (PETROBRAS)
Externo à Instituição - MARIA AMELIA NOVAIS SCHLEICHER (UNICAMP)